sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lucien Freud_Painter












Lucien Freud morreu ontem aos 88 anos, em Londres, vítima de doença súbita.

Nasceu em Berlim, em 1922. Estudou na Central School Of Art, em Londres, para onde emigrou com os pais em 1933, para fugir ao regime nazi. Adquiriu a cidadania britânica em 1938. Trabalhou quase toda a vida no estúdio localizado no bairro de Holland Park, podendo levar anos a realizar um retrato, em virtude do cuidado que tinha com os detalhes.
Os nus eram uma marca da obra de Lucian Freud por entender que a roupa era uma capa e pretender revelar instintos e desejos. “Interessam-me as pessoas como se fossem anumais (…) Em parte, gosto de trabalhar com nus por que assim posso ver mais (…) Gosto que toda a gente esteja tão natural e fisicamente relaxada como se fossem animais”, dizia, em 2002, aos curadores de uma exposição na Tate Britain.
Por outro lado, o pintor também retratou a rainha de Inglaterra, vestida de amarelo, após negociações entre o palácio de Buckhingham. O retrato doado à coleção real é uma das mais controversas imagens da monarca britânica.

Sobre a obra de Freud, a curadora do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque considera ter “muita carga e ser bastante perturbadora observá-la”. “É isso que faz tanta gente sentir-se incomodada e é o que lhe confere poder e fascínio à sua obra. O seu trabalho é incrivelmente pessoal e isso sobressai. Por outro lado, é muito desapegado e crítico; é isso que o torna tão intenso”, comenta.
O quadro "Naked Girl with Egg" pode ser visto, desde a passada sexta-feira, na Fundação EDP, no Porto, no âmbito da exposição “My Choice”, composta por obras da colecção do British Council selecionadas por Paula Rego.

Sem comentários:

Enviar um comentário