domingo, 20 de novembro de 2011

Mimmo Rotella_Décollages
























O espaço Rui Alberto Galeria, acolheu, este fim-de-semana, a exposição 'Cinecittà', do artista e poeta italiano.Os preços, para sócios, são de 1.900 euros.
O que deita por terra o sonho de olhar todos os dias para uma delas (se possível uma das primeiras) na minha sala...

 Nos anos 50, o artista e poeta italiano Mimmo Rotella (1918-2006) percorria as ruas de Roma e recolhia os pedaços dos cartazes dos filmes colados nas paredes e nos muros, que levava para o seu atelier, para os transformar em obras de arte através da aplicação da técnica da décollage. Esta consiste em cortar, rasgar ou remover pedaços de uma imagem original, sobrepondo-lhe outras, transformando assim cartazes publicitários em obras de arte.
Ao fazê-lo, Rotella (que terá inventado esta técnica no início da década de 50, embora haja quem o conteste) "introduziu uma verdadeira inovação técnica e linguística no universo das formas artísticas", como disse João Prates, director do Centro Português de Serigrafia (CPS), na apresentação da exposição Cinecittà, de Mimmo Rotella, que abre hoje em Lisboa, na Cinemateca, onde fica até ao dia 31 de Dezembro, e em três espaços do CPS (Sede, CPS no CCB e CPS nas Twin Towers), até 30 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário