segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Living Foz by dEMM Arquitectura_Venceu prémio internacional Leaf Awards 2011












O Edifício Living Foz, no Porto, desenhado por Paulo Fernandes Silva, do atelier dEMM arquitectura, venceu o prémio internacional de arquitectura “Leaf Awards 2011”, na categoria Young Architect of The Year.

O Living Foz,“é uma nova abordagem na arquitectura dentro do que se faz na habitação”, considerou hoje, em declarações à Lusa, o criador deste edifício, que desenvolveu o seu trabalho contando com a colaboração dos arquitetos Isabela Neves e Tiago Soares Lopes. Para Paulo Fernandes Silva, de 28 anos, este prémio, que foi divulgado na sexta-feira, em Londres, Inglaterra, “é muito importante, porque demonstra reconhecimento do que se faz na habitação”.

“Trabalhos comerciais raramente são premiados”, disse o arquitecto, acrescentando que o Living Foz concorria nesta categoria ao lado de uma capela, em Guerrero, no México, um edifício de escritórios de uma empresa de comunicações da Catalunha, em Barcelona, e o edifício do governo da Catalunha, em Girona.
O Living Foz, construído e promovido pela empresa J.Camilo, situa-se numa zona com vista sobre o mar e a foz do rio Douro e possui varandas em todo o seu perímetro.

Paulo Fernandes Silva referiu à Lusa que o júri, liderado por Irving Brauer, “comentou e elogiou diversos aspectos do projecto”, destacando, por exemplo, “o privilégio das relações entre interior e exterior, de modo a usufruir da vista panorâmica e da exposição solar”.
Também a sua forma foi comentada pelo júri, que, de acordo com Paulo Silva, referiu ser “enfatizada pelos contrastes entre o betão branco à vista e os painéis de ‘glass reinforced concret’”.
O júri disse ainda que “o princípio geométrico e material das fachadas estende-se aos arranjos exteriores, criando espaços de circulação, de afastamento e de paragem”, concluiu o jovem arquitecto, que se formou na Escola Superior Artística do Porto.

O projecto português House in Melides, em Grândola, do arquitecto Pedro Reis, estava também na lista dos 47 finalistas, concorrendo na categoria “Residential Building of The Year”, mas o júri escolheu como vencedor o Punta House, que o gabinete de arquitectura brasileiro MK27 projectou no Uruguai.

Esta foi a nona edição dos prémios “Leaf Awards”, que pretendem “honrar os arquitectos que projectam edifícios e soluções que servem de referência para a comunidade de arquitectos a nível internacional”.

Os “Leaf Awards” já premiaram arquitectos como Zaha Hadid, David Chipperfield, SOM, Steven Holl e Terry Farrell.

Sem comentários:

Enviar um comentário