sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"Sereia Gigante"_By Oliver Boss












 As autoridades responsáveis pela administração do bairro posicionaram-e contra o projeto. O motivo: a suspeita de que, por trás da ideia, estaria implícita uma campanha publicitária, já que uma empresa britânica de cosméticos financia sozinha a instalação. Mas mesmo com muitas vozes contrárias, Voss acabou conseguindo a licença para que sua loira gigante permaneça por dez dias boiando no Alster.

Voss: alvo de críticas

Levar o objeto gigante para o lago foi uma tarefa muito complicada e o grande problema foi fazer com que a estátua se mantivesse em equilíbrio. Como a "sereia" foi elevada à categoria de obra de arte, Voss não terá que pagar pelo local que ela ocupa no espaço público.

Apesar das críticas, Voss diz que a escultura é uma forma de agradecimento à cidade de Hamburgo. A diretora da empresa de cosméticos que financia o projeto, Márcia Kilgore, conta que os custos finais acabaram sendo o dobro do planejado, mas não cita as cifras em questão.

Para Voss, a sereia gigante não deve servir como provocação, mas sim para estimular as pessoas a verem o Alster com outros olhos. Mais que isso, diz ele, ela deve, na condição de uma obra de arte, representar Hamburgo não apenas como centro criativo, mas também lembrar a proximidade da cidade da água.

Muitos turistas já classificaram a escultura, composta por quatro partes de metal e isopor, com cerca de 20 metros de altura cada uma, como uma atração obrigatória (embora provisória) nos passeios turísticos pela cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário