terça-feira, 5 de julho de 2011

Tom Wesselmann_Painter











Juntamente com Andy Warhol e Roy Liechtenstein, Tom Wesselmann (1931-2004)  foi um dos nomes mais proeminentes da Pop Art, movimento artístico dos anos 50/60/70.

Pintor, escultor e designer comercial, Tom Wesselmann estudou na Cooper Union em Nova Iorque entre 1956 e 1959, onde foi encorajado a enveredar por uma carreira de pintor. Escolhendo a figura humana como suporte temático, Wesselmann começa a executar pequenas colagens com papel rasgado e desperdícios de outros materiais. Estes trabalhos, e algumas naturezas mortas gigantescas, compostas por objetos domésticos e fragmentos de anúncios populares colados, proporcionaram-lhe a fama e a notoriedade como fundador da Arte Pop americana. Em 1967 participou na Bienal de Veneza e, em 1968 e 1977, nas Documenta 4 e 6, em Kassel. Em finais dos anos 60, os seus trabalhos passaram a ter uma conotação mais erótica como em Bedroom Painting (1969).
Os elementos pictóricos, exagerados nas suas formas arabescas e na arbitrariedade cromática, tornaram-se significativamente maiores nas suas pinturas dos anos 70 e, na década de 80, voltou aos trabalhos de parede. Wesselmann foi ainda, um importante e inovador designer comercial, adaptando o seu imaginário às litografias, impressões e aquarelas. Teve uma importante retrospectiva no Japão em 1993-94. Fonte: Berardo Collection

Sem comentários:

Enviar um comentário